Plano de contas

Balanço Patrimonial

Informações Importantes:

Para a correta geração do Balanço Patrimonial é necessário definir algumas informações:

  • Para a geração da Disponibilidade dos Caixas (Ativo do Balanço Patrimonial), acesse a tela CADASTROS->CAIXAS e informe no campo “Plano de contas” o nível do plano de contas desejado. Faça o mesmo para todos os caixas ativos. Lembrando que só serão contabilizados os Caixas com este campo informado;

  • Para a geração da Disponibilidade das Contas Bancárias (Ativo do Balanço Patrimonial), acesse a tela CADASTROS->BANCOS e na guia contas informe no campo “Plano de contas” o nível do plano de contas desejado. Faça o mesmo para todas as contas ativas. Lembrando que só serão contabilizadas as Contas com este campo informado;

  • Para a geração das Contas a Receber (Ativo do Balanço Patrimonial), acesse a tela CADASTROS->GERAIS->TABELAS DE APOIO->OPERAÇÕES->SAÍDAS->FORMAS DE PAGAMENTO e no campo “Plano de contas” informe o nível do plano de contas desejado. Faça o mesmo para todas as formas de pagamento (carteiras) ativas. Lembrando que só serão contabilizadas as Formas de Pagamento com este campo informado;

Para a geração dos dados serão desconsideradas as operações realizadas após o mês base:

  • Para a geração do Estoque e Patrimônio (Ativo do Balanço Patrimonial), acesse a tela CADASTROS->GERAIS->TABELAS DE APOIO->CADASTROS->RECURSOS->FAMÍLIAS / GRUPOS / SUBGRUPOS, na guia Família e nos campos “Plano de contas - Receita Bruta”, “Plano de contas - CMV” e “Conta Estoque” informe o nível do plano de contas desejado. Faça o mesmo para todas as Famílias ativas.

Para a geração dos dados serão considerados somente os recursos com estoque superior a 0 (zero), os serviços não são considerados, a movimentação de estoque posterior ao mês base será desconsiderada e só serão contabilizados os recursos com a "Conta Estoque" informada no cadastro da Família:

  • Para a geração das Contas a Pagar (Passivo do Balanço Patrimonial), acesse a tela CADASTROS->GERAIS->TABELAS DE APOIO->OPERAÇÕES->TIPOS DE COMPROMISSO e no campo “Plano de contas” informe o nível do plano de contas desejado. Faça o mesmo para todos os compromissos ativos. Lembrando que só serão contabilizados os Compromissos com este campo informado;

Para a geração dos dados serão desconsideradas as operações realizadas após o mês base:

  • Não é necessário que o balanço patrimonial seja gerado no primeiro dia de cada mês, pois as rotinas que geram essas informações atualizam os valores de acordo com o período desejado, como por exemplo, se o “Cliente A” estivesse devendo R$ 100,00 em 30/12/2012 e em 15/01/2013 fosse realizado um pagamento, ao gerar o movimento do mês 12/2012 este pagamento será desconsiderado. Sendo que esta regra vale também para o Estoque, Patrimônio e Contas a Pagar.

  • O Movimento gerado é por Empresa.

  • Para que o correto levantamento do saldo de estoque seja possível é necessário que a versão do Mestre utilizada desde o primeiro dia do mês selecionado para geração, seja igual ou superior a versão 4.6, isso por que foi a partir desta versão que o movimento de estoque começou a ser registrado.

  • O Custo recomendado para utilização é o “Médio”, mas para que este esteja correto é necessário que todas as operações realizadas no Mestre estejam corretas desde o seu início. Se esta não for uma opção considere utilizar o “Líquido”, sendo que este contém o Custo Líquido do último documento lançado. Lembrando que o Custo Médio e o Custo Líquido estão com os impostos somados e os créditos abatidos. O custo “Fornecedor” representa o valor que veio na Nota Fiscal, então, utilize este em último caso.

DRE - Regime competência

Informações Importantes

Para a correta geração do Demonstrativo de Resultado com Regime de Competência (DRE) é necessário definir algumas informações:

  • Receita Bruta

      • A Receita Bruta será extraída de acordo com os Cupons e Notas Fiscais emitidas pela empresa;

      • Só serão computadas as Notas Fiscais em que o CFOP estiver devidamente configurado, para isso acesse a tela CADASTROS->GERAIS->TABELAS DE APOIO->OPERAÇÕES->NATUREZAS DA OPERAÇÃO e nos campos “Nível Plano de Contas - Receita Bruta” e “Nível Plano de Contas - CMV” informe o nível do plano de contas desejado. Faça o mesmo para todas as naturezas da operação que devem ser registradas como Receita Bruta;

      • As Notas fiscais serão exibidas na Receita Bruta agrupadas pela Série. Os Cupons Fiscais serão totalizados em apenas um valor;

      • O Campo “Nível do Plano de Contas para geração dos impostos” só poderá ser utilizado por empresas do Lucro Normal (Presumido e Real), pois atualmente o Mestre só trata os impostos para estes tipos de enquadramento;

Atualmente existem duas formas de lançar os impostos no DRE:

1. Lançar em despesas e vincular o Grupo da Despesa ao Plano de Contas;

  • Informar o campo “Nível do Plano de Contas para geração dos impostos” para que o sistema calcule os impostos pelos documentos emitidos (Somente para empresas do Lucro Normal);

  • CMV (Custo Mercadoria Vendida)

    • Será computado com base nos documentos utilizados para a geração da Receita Bruta, utilizando o Custo Médio, Líquido ou Fornecedor, de acordo com a seleção do campo “Custo a ser utilizado para a geração do CMV”;

    • O Custo recomendado para utilização é o “Médio”, mas para que este esteja correto é necessário que todas as operações realizadas no Mestre estejam corretas desde o seu início. Se esta não for uma opção considere utilizar o “Líquido”, sendo que este contém o Custo Líquido do último documento lançado. Lembrando que o Custo Médio e Custo Líquido estão com os impostos somados e os créditos abatidos. O custo “Fornecedor” representa o valor que veio na Nota Fiscal, então, utilize este em último caso;

  • Despesas

    • Serão contabilizados somente os documentos “Atualizados”, com as operações ''COMPRA'', ''COMPRA PARA REVENDA'', ''COMPRA PARA IMOBILIZADO'', ''COMPRA PARA USO E CONSUMO'', ''COMPRA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO'', ''DESPESA'' e ''DEVOLUÇÃO DE DESPESA'', e que possuam itens de despesa lançados, sendo que esses itens devem estar vinculados a um “Grupo de Despesa” e estes devem estar devidamente relacionados ao Plano de Contas. Para verificar esta configuração acesse a tela CADASTROS->GERAIS->TABELAS DE APOIO->CADASTROS->DESPESAS->GRUPO e verifique o campo “Plano de Contas”;

  • Receitas

    • Serão contabilizados somente os documentos “Atualizados”, com as operações ''COMPRA'', ''COMPRA PARA REVENDA'', ''COMPRA PARA IMOBILIZADO'', ''COMPRA PARA USO E CONSUMO'', ''COMPRA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO'', ''RECEITA'' e ''DEVOLUÇÃO DE RECEITA'', e que possuam itens de receita lançados, sendo que esses itens devem estar vinculados a um “Grupo de Receita” e estes devem estar devidamente relacionados ao Plano de Contas. Para verificar esta configuração acesse a tela CADASTROS->GERAIS->TABELAS DE APOIO->CADASTROS->RECEITAS->GRUPO e verifique o campo “Plano de Contas”;

  • O DRE pode ser gerado a qualquer momento independentemente do mês atual.

  • O Movimento gerado é por Empresa.

DRE- Regime caixa

Informações Importantes

Para a correta geração do Demonstrativo de Resultado com Regime de Caixa (DRE) é necessário definir algumas informações:

  • O DRE com Regime de Caixa tem como conceito principal o registro das informações de acordo com as operações que movimentam os módulos Caixas e Bancos. Como nesta etapa dos lançamentos as operações não são realizadas a nível de itens, os lançamentos serão contabilizados de acordo com as operações realizadas. Hoje no Mestre essas operações são divididas em duas classes:

1. Operações Comerciais -> Indicam a Origem da Operação, por exemplo, Compra, Venda, Devolução de Compra, Devolução de Venda, Despesa, Receitas, etc.;

  • Operações do Mestre -> Indicam a operação realizada no sistema, por exemplo, Pagamento, Recebimento, Antecipação a Fornecedor, Antecipação de Cliente, Compra a Vista, Venda a Vista, etc.;

Uma exceção a esta regra são as operações “Pagamento c/cheque de terceiros” e “Compensação financeira”, pois estas não realizam movimentação nos módulos Caixas e Bancos e são contabilizadas em CMV/Fornecedores e Despesas. Na operação “Compensação financeira” só serão contabilizadas as compensações com o Contas a Receber.

Estas operações estão classificadas em: Receita Bruta, CMV/Fornecedores, Despesa e Receita.

  • Receita Bruta

    • Serão computados os lançamentos cujas operações “Operações Comerciais” e “Operações do Mestre” estejam classificadas como “Receita Bruta”;

    • É necessário informar o campo “Nível do Plano de Contas para a geração da Receita Bruta” para definir em que conta a Receita Bruta deverá ser lançada no DRE;


  • CMV/Fornecedores

    • No Regime Caixa não utilizamos o CMV e sim as Operações de Compras;

    • Serão computados os lançamentos cujas operações “Operações Comerciais” e “Operações do Mestre” estejam classificadas como “CMV”;

    • É necessário informar o campo “Nível do Plano de Contas para a geração do CMV” para definir em que conta o Valor pago a Fornecedores será lançado no DRE;


  • Despesa

    • Serão computados os lançamentos cujas operações “Operações Comerciais” e “Operações do Mestre” estejam classificadas como “Despesa”;

    • O lançamento no Plano de Contas será pelo Grupo da Despesa;


  • Receita

    • Serão computados os lançamentos cujas operações “Operações Comerciais” e “Operações do Mestre” estejam classificadas como “Receita”;

    • É necessário informar o campo “Nível do Plano de Contas para a geração das Receitas não Operac.” para definir em que conta as Receitas não operacionais serão lançadas no DRE, sendo que atualmente o Mestre não tem a receita definida a nível de Caixas e Bancos;


  • O DRE pode ser gerado a qualquer momento independentemente do mês atual;

  • O Movimento gerado é por Empresa.