Valor unitário do item da nota fiscal
Por que o valor unitário do item calculado pelo sistema é diferente do que está sendo exibido na impressão da DANFE?
A diferença entre o valor unitário calculado pelo Mestre e exibido na DANFE ou XML se da porque para geração do XML deverão ser utilizadas as regras conforme previsto no manual da NF-e (Clique aqui para efetuar o downlaod) para os campo "vUnCom" e "vUnTrib" conforme trecho do manual exibido abaixo:
Se a regra acima não for aplicada, as notas fiscais não serão autorizadas e será retornada a rejeição 629 e 630 conforme segue abaixo:
Para a impressão da DANFE, a legislação vigente prevê que a mesma deve representar exatamente o que está no arquivo XML da NF-e, gerado conforme legislação:
O art. 9º do Anexo 11 passa a vigorar acrescido do § 13 com a seguinte redação:
“Art. 9º ................................................................................................
§ 13. O DANFE não poderá conter informações que não existam no arquivo XML da NF-e, com exceção das hipóteses previstas no Manual de Orientação do Contribuinte.” (NR)
Portanto, se o mestre não trabalhar com 10 casas decimais para cálcular o valor unitário do item, a informação exibida no XML e na DANFE pode não ser coerente.
Mas, se o valor unitário exibido na guia itens da nota fiscal do Mestre é diferente do que está no XML, significa que os impostos estão sendo calculados de forma incorreta?
Não. Conforme descrito no manual da NF-e, o valor unitário dos itens é meramente informativo. Para cálculo dos impostos o valor utilizado como base é sempre o valor total do item.
Implementações a partir da Versão 5.2.0.71
Na tela de configurações da nota fiscal eletrônica foram adicionados dois novos parâmetros para alterar a forma de montagem do arquivo XML. Até a presente versão o Mestre assumia o que disposto no Manual da NF-e para calcular o preço unitário do item conforme documentação. A partir desta versão, existem dois novos parâmetros que por padrão foram configurados para não recalcular o valor unitário do item e manter o que está informado no Mestre. Além dele existe outro parâmetro que permitirá o recálculo, mas utilizará os critérios de arredondamento conforme definido no valor unitário do item na nota fiscal. Para maiores informações verifique a documentação da rotina.
NOTA: Poderá ocorrer a rejeição 629 ou 630 com esta implementação, neste caso o parâmetro "Recalcular valor unitário" deverá ser marcado para que o Mestre volte a preencher o XML anteriormente recalculando o valor unitário do item.