Sintegra
Empresas comerciais, emitentes de cupom fiscal, devem enviar mensalmente o arquivo Sintegra do mês referência, extraído do sistema de emissão do cupom fiscal para contabilidade fazer a devida analise e declarações obrigatórias. Esses arquivos são conhecidos também por arquivos MRC padrão PAF, da redução Z.
Para gerar o arquivo Sintegra por dentro do sistema Mestre, deve-ser ir em Utilitários - Sintegra.
Será aberta uma tela para que possa configurar as informações que necessite:
Parâmetros do arquivo
1. Período de/até: Nesse campo, informar o período que deseja ter as informações neste arquivo. Geralmente é do primeiro até o último dia do mês anterior, exemplo: 01/01/2018 até 31/01/2018.
2. Diretório de Exportação: Caminho onde será salvo o arquivo. É importante saber onde está salvando o arquivo para posteriormente buscar e anexar no e-mail para mandar para a contabilidade.
3. Validador do Sintegra: Caso tiver o arquivo do Sintegra instalado no computador, selecionar o caminho onde ele está. Mas não é necessário a validação deste, pois a contabilidade que faz este processo.
Registros a gerar
Existem 5 opções disponíveis para marcar:
Primeira geração;
Registro 50 (Notas fiscais);
Registro 60 (Cupons fiscais);
Registro 61 (Notas fiscais manuais);
Registro 74 (Inventário).
Essas opções devem ser marcadas conforme a solicitação da sua contabilidade. É importante questionar com seu contator primeiro quais desses registros ele vai querer que gere no arquivo, pois assim as informações vão completas.
Obs.: O arquivo 75 já é gerado automaticamente, por isso não aparece para ser selecionado nas opções.
Parâmetros do Registro 74 (Inventário)
Essa parte fica em marca d'água pois só é utilizada quando a opção Registro 74 (inventário) estiver marcada. Se estiver marcada, esses campos ficarão ativos para serem preenchidos.
1. Base geração do inventário - verificar com seu contador qual opção ele deseja que seja escolhida:
Gerar Inventário com base no lançamento manual.
Gerar inventário com base no estoque.
2. Custo Utilizado - da mesma forma, selecionar a opção recomendada por seu contado:
Custo Fornecedor
Custo Líquido
Custo Médio
3. Quando o custo estiver zerado - selecionar a melhor opção de como deve ficar o custo caso estiver zerado:
Utilizar o custo anterior;
Utilizar o custo posterior;
Manter o custo zerado;
4. Listar recursos sem estoque: Marcando essa opção, os recursos sem estoque serão gerados também, por isso normalmente não marcamos essa opção.
5. Tipo do recurso: Marcar quais os tipos de recurso que queira informar no arquivo. Por exemplo: 00 - Mercadoria para revenda e 07 - Material de Uso e Consumo. Na dúvida, converse com sua contabilidade para verificar quais os tipos de recurso que recomendam deixar marcado para geração do arquivo Sintegra.
Após definido o período, diretório de exportação, Registros a gerar e as demais informações, clicar em Gerar (Primeiro botão na parte superior da tela) . Dessa forma o arquivo será gerado e poderá ser encaminhado a contabilidade.
Atualizado em Fevereiro/2018