Limite de Crédito

Passo a passo configurar sistema para controlar limite de crédito de cliente.

Acesse: Configurações > Parâmetros:

    • Configurações -> Parâmetros -> Mestre -> Operações -> Vendas -> Gerais 2:

    • Marcar a opção:

    • Controlar o limite de crédito (Obrigatório);

    • Abater o valor dos pedidos pendentes do limite de crédito; (Opcional - definido pela empresa);

    • Controlar o limite de crédito somente para os clientes que possuem limite de crédito; (Opcional - Mas pela lógica deve ser marcado, caso contrário será controlado limite de crédito mesmo o cliente não tendo limite de crédito definido);

    • Ir em: Configurações -> Parâmetros -> Mestre -> Operações -> Vendas -> Gerais:

    • Marcar a opção: Mostrar a posição do cliente após sua seleção; (Este parâmetro define a apresentação do relatório de posição do cliente assim que o mesmo for selecionado no pedido);

    • Depois desse passo, ir em: Configurações -> Parâmetros -> Mestre -> Operações -> Vendas -> Frente de caixa:

    • Marcar a opção: Quando estourar o limite de crédito, solicitar autorização ao passar os recursos; (Este parâmetro define que o limite será controlado assim que os produtos forem informados no pedido, ou seja, conforme os produtos forem sendo inseridos no pedido e exceda o limite do cliente, será solicitada a senha para autorização), (Opcional - Caso o controle de crédito seja feito apenas no momento de definir o pagamento, este parâmetro não precisa estar marcado);

Observação: Com este parâmetro marcado assim que o limite for excedido, em uma próxima venda será apresentada a tela de limite excedido e solicitando autorização já na seleção do cliente para depois sim apresentar o relatório de posição do cliente, com isso após a autorização o processo de lançamento ocorrerá normalmente até sua finalização, caso seja pressionado o F10 será apresentada novamente a tela de limite excedido mas sem a necessidade de autorização pois é apenas para o usuário saber em quanto excedeu com o lançamento desta nova venda.

    • Após este processo, ir em Configurações > Operações com senha

    • Clicar em Novo;

    • Em Operações, buscar: Senha para liberar a venda quando o Lim. de Crédito estourar;

    • Nome senha: Definir o usuário que irá autorizar a venda sem limite de crédito disponível;

Configurar o cadastro do cliente

    • Em cadastros > Participantes - Manutenção.

    • Clicar em Procurar, buscar um cliente que precisa limitar o crédito, selecionar o mesmo.

    • No guia 2.Outros, marcar a flag: Limitar crédito; (Obrigatório);

    • Valor: Informar o valor de limite que o cliente poderá comprar (Obrigatório);

    • Limitar validade do crédito; (Opcional, utilizado apenas se for limitar data de início e fim para o valor ser utilizado por parte do cliente);

Configurar a Carteira

    • Em Operações > Vendas > Formas de Pagamento ( Carteiras), deverá estar marcada a opção: Abater do Limite de Crédito, com isso o sistema passará a controlar o limite usado por parte do cliente, as carteiras sem esta flag podem ser usadas, porém o valor de crédito não será abatido.

Pronto, as configurações estão feitas.

Relatório de Posição do Cliente

Quando for gerar um novo pedido para um cliente que está com o limite de crédito configurado, o relatório de posição do cliente irá aparecer ao selecionar o cliente, no destaque o limite definido em seu cadastro e saldo ainda restante a ser usado, baseado no histórico de compras do cliente, este relatório somente será apresentado caso já tenha uma venda pendente no contas a receber;

Mensagem de solicitação de autorização.

Quando o cliente já tiver uma venda no crediário, como no caso apresentado na imagem a cima, e for fazer mais uma compra que o valor ultrapasse o limite de crédito, aparecerá essa tela:

Essa tela irá aparecer quando for colocado um item com valor que ultrapasse o limite, isso se lá em Parâmetros -> Mestre -> Operações -> Vendas -> Frente de caixa, a opção: "Quando estourar o limite de crédito, solicitar autorização ao passar os recursos" estiver marcada ( conforme orientado anteriormente) caso não tenha sido marcado essa operação, esta tela será apresentada somente na guia Pagamento.

Pressionando Sim na mensagem será apresentada a tela para informação da senha definida em Operações com senha.

Mensagem de limite de crédito já estourado.

Com esse parâmetro marcado, se o cliente já tiver ultrapassado o limite de crédito, assim que for selecionado o cliente, essa tela abaixo será apresentada:

Caso somente os parâmetros Controlar o limite de crédito e Controlar o limite de crédito somente para os clientes que possuem limite de crédito estejam definidos esta tela não será apresentada, somente será exibido o relatório de posição do cliente e validação do limite ultrapassado somente ocorrerá na guia Pagamento quando pressionado F10.

Atualizado em Fevereiro/2018