Nota Fiscal de Serviços

Neste grupo encontram-se as configurações necessárias para a transmissão da NFS-e. A única configuração do certificado digital para transmissão da NFS-e deverá ser feita na guia Nota Fiscal Eletrônica e deverá ser configurado para cada estação de trabalho.

1. Tipo do certificado

Esta opção deverá ser configurada para transmissão da nota fiscal e serviços apenas para a cidade de Blumenau. Demais cidades não necessitam esta configuração;

  • A opção do tipo de certificado deverá ser escolhida de acordo com o tipo de certificado do cliente. Lembre-se que recomendamos sempre a utilização do certificado A1 para evitar problemas.

2. Arquivos XML de envio - Configuração para esta estação

Estas configurações são definidas sempre para a estação do usuário do sistema, ou seja, a configurações das informações deverá ser feita no computador em que o usuário acessará o Mestre.

  • Salvar Arquivos XML de envio/retorno em disco: Marcando esta opção ao transmitir as notas fiscais os arquivos XML's serão armazenados no computador local;

  • Diretório principal: Este diretório será o diretório utilizado para armazenar os arquivos enviados e retornados. O Mestre irá separar as pastas por Ano/Mês;

  • Utilizar as configurações da NF-e: Ao clicar neste botão o Mestre simplesmente copiará o mesmo diretório de transmissão da NF-e para a NFS-e.

Ao lado do campo para selecionar o diretório existe a imagem. Ao clicar nesta imagem será aberto o local de destino dos arquivos.

NOTA: Legalmente não existe arquivo XML de nota fiscal de serviços. Os arquivo salvos são somente fragmentos dos arquivos utilizados para comunicação com a prefeitura via webservices. Esta opção está disponível apenas para auxiliar a equipe de suporte a resolver problemas que possam ocorrer na transmissão da NFS-e. A legitimidade da NFS-e sempre deverá verificado no portal da prefeitura municipal de seu município.

3. Usuário WEB

Neste grupo deverão ser informados as configurações de acesso a prefeitura municipal para que o sistema consiga estabelecer a comunicação e transmissão dos arquivos.

    • Usuário web: Geralmente o usuário é o CNPJ da empresa que irá emitir a nota fiscal. Neste caso, basta clicar no botão ao lado do campo "Meu CNPJ" que o sistema preencherá o campo automaticamente;

    • Senha web: Deverá ser cadastrada a senha de acesso que você utiliza para acessar o portal das notas fiscais junto a prefeitura municipal;

    • Frase Secreta: Alguns provedores exigem que seja informado uma frase para acesso aos sistemas da prefeitura. Verifique as informações de acesso junto a prefeitura municipal de sua cidade;

    • O e-mail será enviado através do site da prefeitura (recomendável): Indica que o e-mail com o link para consulta da NF-e será gerado e enviado pela prefeitura municipal e não pelo mestre.

    • Verifique a configuração no portal da prefeitura e ative/desative o parâmetro conforme necessidade. Lembre-se que se no portal houver configuração para envio e no sistema também, seu cliente receberá os e-mails em duplicidade.

4. Utilitário

Este utilitário serve para verificar se o Mestre está preparado para emissão de NFS-e para sua cidade. Basta informar a cidade para a qual deseja transmitir a NFS-e e posteriormente clicar na opção "Verifica se uma cidade é atendida pela NFSe..."