Empresas

Considerações iniciais

Esta tela possui as informações cadastrais da empresa e também varias definições para o correto funcionamento do sistema. Grande parte das informações é mantida pela Mestre Sistemas e exportada via arquivo de licença. Outras informações podem ser editadas livremente pelo administrador do sistema.

Principal

A guia principal armazena as principais informações da empresa. As informações desta guia não poderão ser editadas pelo usuário, com exceção do campo "Perfil". Todas as informações cadastrais da empresa serão mantidas pela Mestre Sistemas e serão atualizadas via arquivos de licença do Mestre.

Perfil: O campo perfil serve para definir as empresas que possuem as mesmas características fiscais e facilita a manutenção de cadastro de Produtos, NCM, Naturezas da operação, etc. Ao alterar a informação cadastral de um de um recurso, por exemplo, a alteração será propagada para todas as empresas que possuem o mesmo Perfil.

NOTA: Empresas com regimes tributários (CRT) diferentes não poderão fazer parte do mesmo perfil.

Senhas

Além do cadastro de operações com senhas, uma "Operação" poderá ser criada livremente nesta tela. Ao pressionar novo serão abertos os campos de senha para que o usuário informe o Nome da Senha e A Senha que será utilizada para efetuar determinado processo.

Usuários

Esta guia lista os usuários ativos do sistema. Ela equivale ao cadastro de usuário do sistema.

Enquadramento

As informações desta guia também são mantidas pela Mestre Sistemas. Ela possui as principais informações necessárias para o correto funcionamento do sistema como Regime tributário da empresa, espécie de atividade, etc.

Substituto tributário

Esta guia é de livre manutenção do usuário. Nela deverá ser cadastrado o estado onde a empresa possui Inscrição ST. Esta informação será utilizada para emissão de notas fiscais, onde a IE ST será destacada ou no momento de geração da GNRE. Se a empresa possuir inscrição ST no estado de destino da operação, a tela de emissão de GNRE não será aberta automaticamente.

Outro impacto que esta guia possui é sobre os relatórios de impostos a pagar. Serão listadas somente o ICMS-ST a pagar para estados que possuem Inscrição ST. Neste caso o Mestre irá considerar que o ICMS-ST é recolhido por apuração e não por operação.

Contabilista

Esta guia armazena os dados cadastrais da contabilidade responsável pela empresa. Seus dados são utilizados para geração da EFD Contribuições e EFD ICMS-IPI.

Parâmetros: Fiscais

Esta guia possui o indicador de que a empresa possui SPED Fiscal. Desmarcando este indicador alguns procedimentos não permitidos para empresas que possuem o módulo do SPED passam a funcionar, porém informações que causam grande impacto continuam sendo bloqueadas. O Mestre, além desta parâmetro, verifica também se a empresa possui o módulo do SPED contratado e neste caso mantem o bloqueio de algumas funcionalidades.

Parâmetros: Impostos

Esta guia é configurada pelo usuário e tem impacto direto sobre a tributação dos produtos e serviços na emissão de cupons e notas fiscais.

O Mestre, por padrão, segue uma fila de prioridades para encontrar as alíquotas dos impostos e tem no cadastro de empresas a ultima alternativa, ou seja. Se não houver informação no cadastro de Recursos, NCM, Lista de serviços, serão adotadas as informações do cadastro de empresas.

1. Espécie da atividade: Este campo esta habilitado somente para empresas enquadradas no lucro Presumido e define as alíquotas de IRPJ e CSLL aplicadas sobre a venda de produtos. Ao selecionar a espécie da atividade serão preenchidos os campos IRPJ, CSLL e suas respectivas bases de cálculo para cálculo dos impostos.

2. Impostos que serão aplicados sobre a venda de produtos;

3. Espécie de atividade (Serviços): Idem ao item 1, porém com informações aplicadas sobre os serviços prestados pela empresa;

4. Impostos que serão aplicados sobre os serviços prestados pelo estabelecimento;

5. Valores para retenção: Estes campos serão utilizados como base para saber quais são os valores das bases de calculo, ou valor minimo dos impostos que deverão ser retidos na emissão de notas fiscais de serviços.

Abaixo a tabela de com alíquotas da espécie da atividade que serão aplicadas para empresas enquadradas no Lucro Presumido para formação da base de cálculo:

Para calculo dos impostos sobre a base de cálculo serão aplicadas as seguintes alíquotas:

IRPJ

  • 15 % a pessoa jurídica seja comercial ou civil o seu objeto;

CSLL

  • 15% para instituições financeiras

  • 9 % para demais contribuintes

Filiais

Esta guia é utilizada para geração da EFD-Contribuições. A EFD deverá ser gerada pela empresa Matriz e levar as informações das filiais, portanto, para estas empresas esta guia deverá ser preenchida.

CNAE

Á manutenção desta guia é feita pela Mestre Sistemas, nela estão relacionados os CNAE's disponíveis para a empresa. Estes CNAE's terão impacto na emissão de notas fiscais de serviços onde o CNAE deverá ser informado. Para empresas do Simples Nacional o CNAE também identificará qual anexo do simples será utilizado para efetuar a tributação dos serviços.

Licenciamento

Esta guia lista todos os módulos contratados do Mestre e suas respectivas quantidades

Simples Nacional

Esta guia mantem o histórico da receita da atividade da empresa e as faixas de receita da empresa. Por padrão serão exibidos sempre os últimos 12 meses.

A informação desta guia é apurada pelo Mestre mensalmente. O Usuário tem a opção de alterar os valores de Receita da Atividade e Despesas com Folha manualmente. Esta guia tem impacto direto sobre a apuração dos impostos do Simples Nacional e mensalmente deverá ser comparada com a receita informada por sua contabilidade.

As faixas de receita serão calculadas pelo Mestre automaticamente.O usuário poderá alterar somente os valores de receita da atividade ou despesas com folha.

1. Faixa da receita da empresa: Esta é a faixa da receita do mês corrente que será obtida com a soma do faturamento dos últimos 12 meses. Para mais informações, clique no botão de informação ao lado do campo.

2. Exibir histórico completo: Exibe informações anteriores de faturamento da empresa;

3. Histórico: Mantem um histórico sobre a faixa da receita utilizada em cada período. Esta informação será utilizada no caso de recálculo das informações que poderá ser acessado pelo menu propriedades;

4. Mês/Ano: Estes campos somente poderão ser editados se houver a inserção de um novo registro e identificam o mês de referência e o ano de referência;

5. Receita da atividade: É a receita da atividade da empresa no período de um mês e leva em consideração todas as vendas efetuadas pela empresa e devoluções recebidas de clientes;

6. Despesas com folha: Despesas com folha de pagamentos no período de um mês. Para mais informações clique no botão informação ao lado do campo.

NOTA: A Mestre Sistemas, juntamente com alguns clientes piloto optantes do Simples Nacional, acompanhou a movimentação das empresas pelo período de três meses para garantir a segurança das informações. Nos meses de acompanhamento as informações obtidas pelo Mestre foram iguais as apuradas pelas contabilidades. Na empresa que apresentou divergência, foi visto que a mesma não lançava as devoluções de vendas e a mesma possui o cadastro de algumas listas de serviços com o anexo incorreto. Efetuando o ajuste do cadastro de lista de serviços, ajustando manualmente a informação da receita da atividade os relatórios de impostos a pagar chegaram praticamente nos mesmos valores, exibindo apenas variações de centavos devidos a arredondamentos.

Se as informações não coincidirem, deverão ser analisados:

  • Faturamento DAS emitida pela contabilidade e comparar a informação com a guia Simples Nacional do cadastro de empresas;

  • Verificar se o cadastro de NCM esta correto. Lembre-se. Existem produtos monofásicos e nestes você não precisa mais pagar PIS e COFINS reduzindo o valor dos impostos pagos;

  • Verificar o cadastro de recursos. Existem produtos que possuem ST, neste caso o ICMS já foi recolhido e nas vendas não haverá mais tributação;

  • Verificar o cadastro de lista de serviços. Se o anexo do Simples selecionado não for o correto a alíquota dos impostos pagos pode sofrer variação.

Após efetuar as devidas correções cadastrais, as informações podem ser recalculadas acessando as propriedades da tela:

1. Recalcula as faixas de receita da empresa com base em período selecionado;

2. Recalcular os impostos de documentos já emitidos (Notas fiscal e Cupons fiscais).

  • Para empresas do Simples Nacional todos os impostos serão recalculados.

  • Para empresas do Lucro presumido somente serão recalculados IRPJ e CSLL.

NOTA: Antes de efetuar o recálculo das informações, certifique-se de que o cadastro dos recursos, NCM e Lista de serviços está configurado de forma correta.