Emitir Boleto
Existe algumas formas de emitir boletos por dentro do sistema:
1 - Através da venda - Frente de caixa
2 - Através da nota fiscal – Manutenção
3 - Através da tela de Contas a receber -> Manutenção
4 - Através da tela de Contas a receber -> Cobrança -> Manutenção;
5 - Através da tela de Contas a receber -> Renegociação;
6 - Através da tela de Contas a receber -> Vincula documentos;
Emissão de Impressão de Boletos
1.Nas duas primeiras formas, ao finalizar o documento com a forma de pagamento que está habilitada para emissão de boleto, o sistema irá abrir a tela de assistente de impressão, conforme mostra a imagem abaixo:
1.1 - Ao clicar em imprimir ou emitir boleto o sistema irá abrir a tela de emissão de boletos, que deve ser informado os campos abaixo:
Carteira: informar a carteira configurada no Mestre, se houver mais de duas aparecerá para seleção;
Impressora: selecionar a impressora que você deseja imprimir o boleto, caso não precisar imprimir, colocar fax por exemplo, para poder fazer a emissão apenas do boleto
1.1.1. E-mail: Para fazer envio do boleto por e-mail, porém para esta funcionalidade é necessário que tenha sido cadastrado um e-mail padrão para envio de e-mails, esta configuração é feita através do menu Configurações -> E-mail
1.1.2. Visualizar: para visualização do boleto antes ou após a emissão do mesmo
1.1.3. Clicar em emitir boleto para o sistema fazer a geração do boleto para remessa; que apresentará a mensagem abaixo:
2. Na terceira forma de emitir boleto, ao abrir um documento no a Contas a receber -> Manutenção ou lançar um documento com a forma de pagamento habilitada para emissão de boletos e clicar em imprimir, deve-se seguir o passo a passo explicado anteriormente que vai do tópico 1 ao 1.1.3.
3. Na quarta forma de emitir boleto, ao abrir a tela de Cobrança – Manutenção disponível em Operações -> Contas a receber -> Cobrança -> Manutenção, temos alguns filtros para carregamento dos documentos:
Filtros:
Só carteiras com emissão de boletos: sempre manter marcada esta opção para que somente carteiras configuradas para emissão de boletos sejam apresentadas;
Só documentos sem boletos: marcando esta opção somente serão apresentados documentos que estão com a carteira para emissão de boletos configurada, porém não há boleto gerado ainda;
Número do documento: permite filtrar por um número de documento em específico;
Participante: permiti filtrar por um cliente em específico;
Carteira de cobrança: apenas será validado após o boleto emitido;
Nesta tela também é possível filtrar por data de emissão, vencimento e carteira dos documentos. Também é possível filtrar algumas informações do cadastro do cliente como Tipo, Situação...
Ainda nesta mesma tela temos os botões para geração do arquivo de remessa e retorno e o botão para geração das instruções, assim como a possibilidade de envio por e-mail do (s) documento (s) selecionado (s) no grid. No botão propriedades há a opção de remissão e cancelamento dos títulos que será detalhado posteriormente.
Emitir boleto: clicando neste botão é apresentada a tela de emissão dos boletos, que para fazer a emissão dos boletos dos documentos selecionados deve-se seguir o passo a passo conforme explicado anteriormente no tópico 1. ao 1.1.3.
Só documentos pendentes: manter marcado para que sejam apresentados somente documentos do contas a receber que estejam com a situação pendente;
4.Na quinta e na sexta forma de emitir boleto, o sistema abre a tela de contas a receber > manutenção (especificado anteriormente no item número 2), quando finaliza a renegociação ou o vincula documentos.
Gerando remessa e retorno dos boletos
Após a emissão dos boletos pelo Mestre deve-se gerar o arquivo de remessa que posteriormente deve ser enviado ao banco para integração dos boletos Mestre x Banco. (Recomendamos gerar o arquivo uma vez ao dia).
1.Para geração da remessa, deve-se acessar a tela através do caminho: Operações -> Contas a receber -> Cobrança -> Remessas, ou através da tela de Operações -> Contas a receber-> Cobrança -> Manutenção, clicar no botão “Remessas”, feito isso surgirá a tela abaixo:
1.1. Nesta tela o sistema trará selecionado a carteira que há remessa disponível para geração, se houver duas ou mais deixar marcado somente a carteira que será gerada a remessa;
1.2. A opção “utilizar este caminho para gerar os arquivos de remessa”, deve ser marcado apenas se o caminho a ser gerado for diferente do que está configurado em carteiras de cobrança, sendo assim deve marcar a opção e clicar no botão reticencias “...” para selecionar o caminho para o qual será salvo o arquivo de remessa, feito isso basta clicar no botão “Gerar”, será gerado o arquivo no caminho correspondente. Em seguida o arquivo deve ser enviado para o banco. Obs.: O procedimento de envio de remessa para o banco deve ser verificado com o gerente da sua conta.
1.3.Após a geração da remessa será apresentado em tela o relatório de Extrato Cobrança Bancaria – Remessa / Retorno, constando todos os boletos contidos no arquivo de remessa gerado, podendo ser usado para conferência no banco posteriormente.
Para importação do retorno disponibilizado pelo banco referente à remessa, deve-se acessar a tela através do caminho: Operações -> Contas a receber -> Cobrança -> Retornos, ou através da tela Operações -> Contas a receber-> Cobrança -> Manutenção, clicar no botão “Retornos” que abrirá a tela abaixo:
2.1.Nesta tela o campo carteira virá em branco, portanto deve ser selecionada a carteira referente ao banco ao qual pertence o referido arquivo de retorno;
2.2. O campo “Caminho de origem para a leitura dos arquivos de retorno gerados pelo banco:” virá preenchido conforme configuração realizada em carteiras de cobrança, caso o caminho for outro, pode clicar no botão reticencias “...” e selecionar outro caminho. Obs: procedimento para obter o retorno do banco deve ser verificado com o gerente da sua conta
2.3.Depois da importação do retorno o sistema abrirá o relatório de Extrato Cobrança Bancaria – Remessa / Retorno, constando todos os boletos contidos no referido arquivo de retorno, este pode ser usado para posterior conferência em relação ao extrato real do banco, neste relatório poderá constar operações de:
2.3.1. Entrada confirmada: ocorre quando o boleto foi aprovado e consta no banco para futuro pagamento;
2.3.2. Entrada rejeitada: ocorre quando o envio da remessa foi realizado com erro, verificar com gerente da conta o que ocorreu para efetuar a correção e geração de uma nova remessa no Mestre através de reemissão de títulos,
2.3.3. Liquidação: ocorre quando o boleto foi pago, sendo assim o documento ou a parcela do Contas a receber no sistema constará como liquidado.
Gerando instruções
A geração de instruções através do sistema somente estará disponível após a importação do retorno de Entrada Confirmada, este retorno está disponível na manhã seguinte ao envio da Remessa, as instruções são usadas quando há a necessidade alteração ou anulação de títulos contidos na remessa, as instruções disponíveis são: Alteração de vencimento, Baixa, abatimento e desconto, que são padrões para todos os bancos, há algumas instruções que são específicas dependendo da instituição financeira.
Para gerar as instruções é preciso ir até Operações-> Contas a receber -> Cobrança -> Manutenção,
Aplicar os filtros necessários para a localização do (s) título (s) e clicar em [F5] Atualizar, Clicar na caixa de seleção ao lado do referido título e depois no botão “Gerar Instruções”.
Selecionar a instrução desejada e aplicar as alterações necessárias, e clicar em Gerar, feito este processo é preciso gerar novo arquivo de remessa e encaminhá-lo ao banco.
Na manhã seguinte ao envio da remessa o banco disponibilizará o arquivo de retorno contendo a validação destas instruções, este deve ser importado no sistema para que o contas a receber seja atualizado com a ocorrência correspondente à instrução.
Cancelando Títulos
Quando for emitido um ou mais boletos e por algum motivo haja a necessidade de cancelar títulos específicos e para que não estes não sejam encaminhados no arquivo de remessa é preciso ir até a opção de Cancelamento de títulos.
Para efetuar este procedimento é preciso acessar a tela de Manutenção de Cobrança disponível em: Operações-> Contas a receber -> Cobrança -> Manutenção, aplicar os filtros necessários para localização do(s) documento(s), selecioná-lo (s) clicando na caixa de seleção ao lado do título, clicar em propriedades “Cancelar título(s)”.
Reemitindo Títulos
A função de remissão de títulos é utilizada quando for gerada a remessa no Mestre e algum dado cadastral foi errado no boleto, como o nome da empresa, endereço e etc..., então para não ter que cancelar o documento e refazê-lo, basta efetuar a correção dos dados cadastrais do cliente e logo depois acessar a tela de Manutenção de Cobrança disponível em: Operações-> Contas a receber -> Cobrança -> Manutenção, aplicar os filtros necessários para localização do(s) documento(s), selecioná-lo (s) clicando na caixa de seleção ao lado do título, clicar em propriedades “Reemitir título(s)”, feito isso deve ser emitido o boleto novamente conforme o passo a passo explicado no tópico 1. ao 1.3. Gerar a remessa novamente e encaminhar ao banco.
Observações gerais
Grande parte dos bancos não permite caracteres especiais no cadastro do Cliente ao qual está sendo feito o boleto, portanto para evitar transtornos futuros, aconselha-se a não usar este tipo de informação nos dados cadastrais. Alguns exemplos de caracteres especiais: &ºª
Atualizado em Fevereiro/2018