Manutenção ( Tela de cadastro)

Documentação ainda em desenvolvimento

Um cadastro de recurso bem estruturado é a base para um bom gerenciamento de estoque dos produtos da Empresa.

Para tal, algumas recomendações como, separação em famílias, grupos e subgrupos, marcas, fornecedores e outros mais, são de suma importância para permitir um bom gerenciamento de preços, custos, giro, reposição, rentabilidade, etc...

Antes de partir para o Cadastro efetivo dos Recursos, é recomendável a definição das Tabelas de Preços praticadas, permitindo assim a geração de preços automaticamente.

Para cadastrar um novo recurso deve-se clicar em Novo e informar as informações do cadastro.

Para tratar deste cadastro, várias telas são apresentadas e visualizadas através dos guias. Abaixo descreveremos mais sobre cada guia e campo.

Principal

1 - Tipo do recurso: Nesse campo é definido o que o recurso é, se é uma mercadoria para revenda, para uso e consumo, serviço, matéria prima, etc. Existem 12 tipos no sistema, esses 12 tipos estão baseados no SPED, para que possa ser gerado o SPED de forma correta.

Clicando F5 nesse campo, há a possibilidade de colocar cada tipo como ativo, permitir vendas, movimentação física, emitir nota fiscal entre outras opções. Importante: Se um tipo não estiver ativo, não vai aparecer na hora de cadastrar um novo produto, da mesma forma se esse tipo não estiver marcado para permitr vendas, não vai aparecer na hora de buscar esse produto em um pedido.

2 - Flag Ativo: Deve-se deixar esse flag marcado para que esse recurso fique ativo e apareça nas buscas.

3 - Produto Próprio ou Produto de Terceiros: utilizado para efeitos de IPI, sempre que um produto for de fabricação própria as informações de IPI deverão ser definidas.

4 - Nome: Nome do produto ou do serviço, é importante que seja de fácil entendimento para identificação do produto.

5 - NCM: Este é um dos cadastros mais importantes do sistema. Ele é responsável pela correta tributação do ICMS, IPI, PIS/COFINS e também identifica os regimes especiais que um produto pode ter. As configurações deste cadastro devem ser as mais corretas possíveis. Como configurar o NCM está em: NCM - Nomenclatura Comum do Mercosul

6 - NVE: Não é obrigatório, só para alguns segmentos da industria.Também é definido pelo NCM.

7 - Complemento: Campo disponível para informar algum complemento que não pode colocar no nome.

8 - Abreviação: Campo utilizado para colocar a abreviação do produto.Normalmente esse campo fica escondido ou utilizado com outros fins, como Loc. Estocagem ou Cód. Fornecedor.

9 - Referência: Definimos neste campo o código do produto a ser utilizado em todo o sistema, facilitando o seu acesso. Este código por padrão é gerado automaticamente pelo sistema obedecendo a uma sequência numérica, mas este pode ser alterado. Esta sequência é definida nos parâmetros.

Obs.: Após qualquer movimentação (compras, vendas, integração entre filiais, etc.), este código não poderá mais ser alterado.

10 - SKU: Esse campo hoje é exclusivo para integrações do e-commerce, se não tiver integração não precisa informar.

11 - Comissão: Utilizado para cálculo da comissão de venda.Caso realize comissão por produto, nesse campo deve-se informar qual a porcentagem de comissão.

12 - Und. de medida: Neste campo deve ser informado a unidade de medida padrão para o controle de estoque, ou seja, o estoque sempre será movimentado de acordo com esta unidade de medida.

12 -Altura, Largura e Profundidade: Local indicado para informar a altura do produto, largura e profundidade. Essas informações são opcionais de interesse do usuário colocar ou não.

13 - Marca: Campo especifico para informar a marca do recurso.

14 - Garantia: Opção para escrever se o recurso tem garantia e qual o prazo.

15 - Conversão: Campo específico para empresas que trabalham com pesagem rodoviária.É usado no cálculo da tonelada em relação à Tara do Caminhão (Tara = Capacidade de Carga do veiculo).

16 - Flag's: Utiliza grade: Permite controle do estoque por grade em dois níveis (linhas e colunas).Se deseja controlar o estoque desse produto por grade, deve-se marcar esse flag. Entende-se por grade, tamanhos de roupas (P,M,G...), tamanhos de calçados (35,36,37,38,39,40...), entre outros.

Importante: Para cadastrar uma nova grade, é necessário que as colunas estejam habilitadas no cadastro da família.

-Preço por grade: Permite o controle de preço por grade.

17 - Família: Principal classificação para os produtos, pois facilita o gerenciamento da movimentação dos produtos (vendas, compras, estoque, etc.). Altamente recomendado a informação desta. Cada família permite o gerenciamento da Margem de Lucro, % de desconto, % Desc. Máximo, % Desc. Máximo Repres., % Desc. Máximo Agente e % Comissão.

18 - Grupo: Subclassificação da família.

19 - Subgrupo: Subclassificação do grupo.

20 - Classe: Campo de informação adicional.

21 - Detalhe 1, Detalhe 2, Detalhe 3, Detalhe 4: Campos de informações adicionais,que pode ser utilizado para elaborar alguma outra forma de classificação que o Mestre não tenha. Fica a critério do usuário, se necessita usar ou não.

Preços

Quando o recurso não tem preço por grade:

Nessa tela, será mostrado no lado esquerdo os valores do custo Fornecedor, Líquido e Médio.

    • O primeiro é o valor que do produto que o fornecedor cobrou, sem nenhum custo a mais.

    • O Líquido é o valor do produto acrescentado de todos os custos adicionais (rateado), como frete e impostos.

    • O Custo Médio é o valor da Média de todas as compras anteriores.

No campo Margem de Lucro, é informado a porcentagem que se deseja ter na margem de lucro para poder definir o preço de venda.

No lado direito, é mostrado o preço de venda de acordo com as tabelas de preço. Para cadastrar tabelas de preço ir em: Cadastros > Recursos > Tabela de preços.

Quando o produto tem marcado preço por grade:

Estoque

Nesta guia é apresentado o estoque atual deste produto. Se existir mais de uma empresa, é apresentado o estoque de todas.

É mostrado três colunas:

    • Estoque = O que tem em estoque segundo o sistema.

    • Reserva = Para empresas que decidem trabalhar com reserva de estoque, para que funcione, tem que ser habilitado um parâmetro.

    • Disponível = O Estoque menos a reserva de estoque. O que tem disponível para venda.

Os campos Mínimo e Previsto são utilizados para gerar relatórios.

Código de barras

Nessa guia é informado o código de barras do produto, para isso basta informar o código que está impresso na embalagem do produto e clicar em Gravar, caso o produto não possua código de barras próprio é possível gerar um código de barras próprio.

Para a criação de código de barras próprio é preciso definir três parâmetros tais como:

    • Número Sequencial para a Geração do código de barras;

    • Formato padrão para a geração do código de barras;

    • Flag: Ativar a criação automática do código de barras ao cadastrar um recurso.

Este parâmetro encontra-se em:

Configurações -> Parâmetros -> Selecionar o usuário Mestre -> Cadastros -> Recursos -> Código de Barras

Na tela de parâmetros há o botão Mensagem que quando acionado mostra dicas ao navegar pelos campos que para os campos citados acima será muito útil para o entendimento da configuração de cada campo.

Fornecedor

Essa tela foi desenvolvida para alimentar o(s) fornecedor(es) do Produto. Pode ser informado manualmente ou se for lançado o documento de compra referente a esse recurso, o sistema cadastrará automaticamente.

Imagens

Há a possibilidade de adicionar imagem para o produto e a adição poderá ser feita através de WebCam ou através de arquivos.

Obs.: a adição de imagens no banco de dados pode aumentar consideravelmente o tamanho da base, podendo assim ocorrer certa lentidão no sistema. Muito importante se preocupar com o tamanho das imagens.

Para cadastrar uma nova imagem, deve-se clicar em Novo e selecionar o arquivo que deseja acrescentar.

Observações

Tela disponível para registrar anotações a respeito de um produto.

Compras (Alt + F7)

Vendas (ALT+F8)

Informações

Registro do operador que efetuou o cadastro ou a última alteração.

Descontos

Empresas

ICMS

Origem da Mercadoria:

Situação Tributária - Saída:

Posse do item:

ICMS - Alíquotas

Estado:

% de ICMS interno:

% de ICMS reduzido:

MVA Original:

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.

.

Carimbo:

IPI - Informações referentes à tributação do IPI do produto.

  • Situação Tributária: Obrigatório a classificação desta sempre que a empresa possuir NF-e ou SPED FISCAL (em caso de dúvidas, consultar contabilidade).

  • Fator de incidência: Porcentagem do IPI

  • Redução:

  • Validade:

  • Carimbo

Os Situação Tributária e Fator de incidência tem mais uma vez para poder informar os dados na ENTRADA do documento.

Guia: D.Outros

  • Código ANP:

  • Ficha técnica:

  • Centro de custo:

Histórico de estoque

Clicando em Exibir histórico, aparece todas as entradas e saídas desse recurso no estoque da empresa. Tem a opção também de selecionar um período nos campos De e Até.

CEST

Esta guia é para pode informar qual o CEST para cada operação deste produto.

Enquadramento legal

Esta guia é para pode informar qual o Enquadramento legal do IPI para cada operação deste produto.

Atualizada em Fevereiro/2018