Noções Gerais

Modo de operação - Barra de tarefas

A barra de ferramentas é comum em todo o sistema, indicando a execução das principais operações. Ao posicionar o cursor sobre os botões, uma mensagem é exibida mostrando sua finalidade.

Estas operações também podem ser acionadas com teclas simultâneas, também chamadas de Teclas de Atalho. Observamos nos botões letras sublinhadas, onde pressionando a tecla ALT mais a letra sublinhada executaremos a operação.

Para saber qual tarefa está sendo executada, observe que a cor da descrição do botão fica diferenciada.

  • Novo - botão para adicionar um novo registro (Atalho: ALT + N);

  • Modificar - efetua alterações das informações na Tela (Atalho: ALT + M);

  • Apagar - apaga as informações da Tela (Atalho: ALT + A);

  • Imprimir - aciona a tela de Impressão (Atalho: ALT + I);

  • Procurar - aciona a tela de procura (Atalho: ALT + P);

  • Propriedades - aciona a tela de Propriedades ( Atalho: ALT + O);

  • Gravar - grava as informações da tela (Atalho: ALT + G);

  • Cancelar - Cancela uma operação (Atalho: ALT + C);

  • Sair - Fecha a Tela em uso (Atalho: ALT + S);

Importante: Os botões habilitam-se automaticamente quando estiverem prontos para executar alguma função ou que já tenha sido executado, caso contrário ficam desabilitados, conforme figura abaixo:

Configuração de telas

As funções do sistema são disponibilizadas ao usuário em forma de Telas e nelas os Campos de Dados. Estas, são identificadas por uma lista na esquerda chamadas Guias, pelas quais acionamos as Telas.

Para habilitar ou desabilitar alguma guia, deve-se clicar em Propriedades na barra de tarefas e depois clicar em Parâmetros.

Será aberto uma tela de Parâmetros. No canto inferior direito, terá uma tela chamada Guias. Nessa tela terá a opção de selecionar quais Guias que fiquem habilitadas.

Após selecionar, clicar em Gravar e Sair.

Exceção: Cadastro de Participantes. Para habilitar as guias do cadastro de Participantes é necessário acessar a opção Cadastros - Participantes - Guias.

    • Nível: Selecionar o Nível do usuário que deseja configurar.

    • Marcar as opções que vão ficar visíveis.

    • Nome: Nome do Campo.

    • Disponível para: Há a opção de deixar as guias visíveis apenas para um tipo de participante, exemplo: Cliente, ou só para Pessoa Física ou Jurídica.

Configuração de Campos

A Mestre Sistemas no seu desenvolvimento, cria telas e campos de dados, tentando abranger o universo de necessidades do mercado. Cada usuário, porém, tem suas próprias necessidades, e para efetuar esta adaptação temos temos a opção de configuração de campos. Essa configuração pode ser feita através de dois caminhos:

Clicando em Propriedades na barra de tarefas e depois em Propriedades novamente, ou clicando com o botão direito do mouse em cima do campo que deseja alterar, clicar na opção Propriedades.

Será aberto a tela de Propriedades, essa tela tem a função de adequar determinados campos de acordo com as necessidades individuais do usuário a fim de facilitar a execução de certas tarefas, tais como:

    • Mudar o nome do campo;

    • Permitir ou não a entrada de dados;

    • Tornar a entrada de dados obrigatória;

    • Ocultar um campo caso não seja necessário;

    • Fixar um conteúdo inicial, caso na operação seja sempre o mesmo, conforme figura abaixo:

Obs.: Essas configurações podem ser feitas por usuário ou por estações, isso pode ser feito desmarcando a flag: Geral (Para todos os usuários e todas as estações), e marcando apenas os usuários ou as estações que deseja essa configuração no campo.

Informações sobre os campos:

Clicando em qualquer campo de cadastros do sistema, é mostrado uma legenda na parte inferior da tela, tendo as opções: [F5] Cadastrar, [F4] Procurar e [Esc] Sair.

    • [F5] Cadastrar - quer dizer que se clicar [F5] nesse campo há a opção de cadastrar um novo.

    • [F4] Procurar - clicando [F4] será aberto a tela de procura para selecionar uma das opções já cadastras.

    • [Esc] Sair - clicando em [Esc] sai desse campo.

Campos que precisam ser digitados manualmente não terão a legenda [F5] Cadastrar, pois precisam ser informados, exemplo: Nome.

Esses campos também não terão um botão no final do campo com reticências (três pontinhos) ou uma flecha direcionada para baixo.

Quando tiver reticências, quer dizer que existe um cadastro do mesmo; Clicando na reticências ou na tecla [F4] do teclado, o programa aciona uma tela de consulta ao cadastro, mesma coisa quando o campo apresentar no final uma seta para baixo.

Procurar

Ao clicar em Procurar na barra de tarefas, será aberto uma tela de pesquisa para buscar as informações. Essa tela pode ser configurada e filtrada de várias maneiras, conforme o usuário achar melhor.

Abaixo a imagem da tela de pesquisa de cadastro de Participante:

Clicando [F3] será aberto a opção de selecionar, outros tipos de cadastros

Dessa forma tem a opção de selecionar a busca somente por fornecedores por exemplo. Caso queira selecionar mais de um tipo, é necessário selecionar a opção Todos.

Clicando em Avançada, há a opção de selecionar outros campos de busca, pode ser selecionado mais de um inclusive.

Enquanto a opção Avançada estiver ativa, a coluna na lateral ficará a mostra com as opções disponíveis, e o botão muda de nome para Normal, ao clicar de volta, fica como antes.

Na parte de inferior, há três opções de filtro:

    • Iniciar a procura da esquerda para a direita - Procura por cadastros que iniciem com a palavra colocada no campo da busca. Por exemplo: Se essa opção estiver marcada e for pesquisado pelo nome Mestre, o nome Mestre Sistemas vai ser encontrado (Se tiver cadastrado), mas se procurar pela palavra Sistemas, não vai encontrar, pois Sistemas não é a primeira palavra.

    • Procurar por um detalhe em qualquer posição - Com esse filtro, o sistema busca todos os cadastros que contenham a descrição colocada no campo de procura. Por exemplo, se colocar a palavra Sistemas, nesse caso vai encontrar a Mestre Sistemas (Se tiver já cadastrado), porque não importa a posição da palavra, se estiver no inicio, meio ou fim será encontrado.

    • Procura exata - Tem que digitar exatamente o que procura. Exemplo: Mestre Sistemas, se estiver somente Mestre ou só Sistemas, não encontrará, pois tem que estar igual ao que foi digitado.

Para buscar todos as informações registradas no sistema nessa tela de busca, deve-se digitar "#" e clicar em "Procurar".

Se a base de dados for muito grande, pode ser que apareça uma mensagem assim:"Existem .... registros na base de dados para o filtro selecionado. Deseja carregar todos os registros?"

Se clicar em Sim, o sistema pode demorar um pouco para trazer todos os resultados, visto que é uma quantidade grande.

O simbolo “#” acrescido de qualquer palavra, será interpretado Diferente de. Exemplo: “#”SILVA – Listará para seleção todos o Participantes que não tiverem “SILVA” no campo de pesquisa selecionado.

Atualizado em Fevereiro/2018