Início
Nesta opção de menu estão disponibilizados todos os relatórios do Mestre. Abaixo veremos como funciona a estrutura básica deste menu.
Entendendo o layout da tela:
1. Usuário
Opção para seleciona o usuário do sistema. Ao selecionar um usuário serão listados somente os relatórios disponíveis para o usuário selecionado;
2. Barra de navegação
Neste menu lateral você poderá navegar por todos os módulos e relatórios disponíveis no Mestre, desde que os mesmos estejam liberados para você. A primeira opção são os relatórios favoritados pelo usuário. Para adicionar um relatório aos favoritos basta clicar com o botão direito do Mouse sobre o relatório e em seguida selecionar a opção "Favoritos".
3. Relatório
Ao clicar em relatório será aberto o relatório que esta selecionado na lista exibida no item 9.
4. Procurar
Esta opção facilita a busca de relatórios dentro do sistema. Se você precisa de um relatório específico e não consegue encontrar usando a barra de navegação lateral tente esta opção. Ao retornar da pesquisa o Mestre irá posicionar o curso sobre o relatório desejado para que você o liste.
NOTA: Se o relatório não estiver disponível para você, ele aparecerá na pesquisa mas você não poderá listá-lo. Neste caso, você deverá solicitar acesso ao relatório para o administrador do sistema.
5. Gerenciador
Esta opção permite acesso ao gerenciador de relatórios. Através do gerenciador é que são criados, alterados e corrigidos os relatórios. Somente usuários com permissões especiais tem acesso a este painel;
6. Propriedades
Na tela de propriedades temos algumas opções de visualização e configuração específicas:
Listar os relatórios inativos: Listará também os relatórios inativos do Mestre (Definido na opção propriedades no painel de gerenciamento);
Listar os relatórios não disponíveis: Listará também os relatórios não disponíveis do Mestre (Definido no painel de gerenciamento);
Listar os relatórios da versão: Listará os relatórios de uma versão específica. Exemplo: "1.0", "2.0", "3.0" e assim por diante;
Parâmetros: Permite definir o diretório padrão para exportação dos arquivos e se a exportação será em .PDF como padrão conforme imagem abaixo.
7. Cabeçalhos
Permite personalizar os cabeçalhos dos relatórios que serão impressos pelo Mestre. Verificar o tópico "Cabeçalhos".
8. Aplicar favoritos
Aplica os favoritos que estão sendo exibidos para o usuário atual a outros usuários ou área de trabalho.
Favoritos para: Exibe uma lista de usuário para que sejam aplicadas as configurações de favoritos ou para todos os usuário do sistema ativos;
Favoritos da Área de trabalho para: Aplica os favoritos que estão na Área de trabalho para um ou todos os usuários do sistema.
9. Lista de relatórios disponíveis
Nesta parte da tela serão exibidas uma lista com todos os relatórios disponíveis ao usuário.
Plataformas de geração dos relatórios
O Mestre utiliza duas plataformas distintas para geração dos relatórios. A diferença entre as plataformas pode ser vista quando o relatórios é exibido conforme demostrado nas colunas abaixo:
Report Builder
Layout de pré-visualização do relatório
1. Barra de título de relatório
Barra contendo o nome do relatório e sua numeração.
2. Botão imprimir (Alt + I)
Envia o relatório para impressão e é exibida a tela de opções abaixo:
3. Página inteira (Ctrl + 1)
Exibe o relatório em página inteira conforme imagem abaixo:
4. Largura da página (Ctrl + 2)
Exibe o relatório na largura da tela conforme imagem abaixo:
5. Tamanho real - 100% (Ctrl + 3)
Exibe o relatório em tamanho real conforme imagem abaixo:
6. Primeira página (Ctrl + PageUP)
Navega para a primeira página do relatório.
7. Página anterior (PageUP)
Navega para a página anterior do relatório.
8. Página atual
Exibe a página atual onde se está posicionado.
9. Total de páginas
Exibe o total de páginas do relatório
10. Próxima página (PageDown)
Navega para a próxima página do relatório.
11. Última página (Ctrl + PageDown)
Navega para a última página do relatório.
12. Opções de exportação
Exibe as opções de exportação do relatório ou envio por e-mail na última opção utilizando o outlook ou cliente padrão de e-mail
13. Sair
Fecha o relatório
14. Opções de exportação para e-mail
Exporta o relatório por e-mail conforme opções selecionada pelo usuário.
Fast Report
Layout de pré-visualização do relatório
1. Botão imprimir
Envia o relatório para impressão e é exibida a tela de opções abaixo se configurado nas opções de impressão da NF-e.
2. Botão salvar
Salva o relatório em disco.
3. Exportar para PDF
Exporta o relatório em arquivo PDF e exibe as seguintes opções indicadas abaixo:
4. Enviar por e-mail
Envia o relatório por e-mail. Será aberta a tela abaixo para que seja informado o texto do e-mail.
1. Destinatário: Destinatário que receberá o e-mail;
2. Assunto: Assunto do e-mail que está sendo enviado;
3. Texto: Texto do e-mail que será enviado;
4. Formato de exportação do relatório;
5. Forma de envio: Ferramenta para envio de e-mail. O padrão poderá ser definido na administração de usuários.
SMTP: E-mail enviado diretamente pelo sistema Mestre;
MAPI: E-mail será enviado utilizando a ferramenta configurada como padrão no windows. Exemplo: Windows Mail, Outlook, outros;
Outlook: E-mail será enviado utilizando o MS Outlook;
6. Configurações avançadas de exportação: Exibe outras configurações que podem ser definidas para exportar o relatório. Será exibida a janela do tópico 3 acima;
5. Localizar
Abre a tela conforme abaixo e permite que um determinado texto seja localizado no relatório
6. Opções de zoom
Aumenta e reduz o tamanho da visualização do relatório
7. Exibir em tela cheia
Exibe o relatório em tela cheia.
8. Estrutura de tópicos
Exibe o relatório em estrutura de tópicos
9. Miniaturas do relatório
Exibe uma barra lateral com miniatura das páginas conforme imagem abaixo
10. Configuração de página
Permite configurar a página para impressão do relatório conforme imagem abaixo.
11 a 16. Barra de navegação
Barra de navegação do relatório conforme documentando na opção em Report Builder
17. Fechar
Fecha o relatório.