Intelipost

Este é o manual de usuário para utilização da integração com a Intelipost.

1. Cadastros

1.1. Embalagens

1.1.1.As embalagens para envio deverão ser previamente cadastradas, informando suas dimensões e informando com qual embalagem do Intelipost ela estará relacionada (exemplo abaixo):

1.1.2.O Cadastro das embalagens poderá ser feito pelo menu Cadastros -> Gerais -> Tabelas de Apoio -> Operações -> Saídas -> Embalagens ou então por meio do comando F5 no campo Embalagem na tela de Pedidos Retaguarda. As dimensões (altura, largura e comprimento) são obrigatórias para o funcionamento da integração.

1.1.2.1. É possível que após a atualização tenham muitos registros “duplicados” de embalagens, pois a atualização utilizará todos os valores já digitados como embalagem em pedidos/notas para formar o cadastro inicial. Para evitar duplicidade no cadastro, deve ser utilizada a função Propriedades -> Agrupar para efetuar o agrupamento das embalagens, selecionando as embalagens de origem e a embalagem de destino.

1.2. Opções de Entrega

1.2.1.Antes de cadastrar as opções de entrega no Mestre, as transportadoras devem ser cadastradas no Intelipost em Transportadoras -> Minhas Transportadoras.

1.2.2.As opções de entrega no Mestre são cadastradas através da tela Cadastros -> Gerais -> Tabelas de Apoio -> Operações -> Saídas -> Opções de Entrega.

1.2.3.Existem duas maneiras para efetuar o link entre a transportadora cadastrada no Intelipost e a transportadora cadastrada no Mestre.

1.2.3.1. Na primeira, supõe-se que todas as transportadoras que serão utilizadas já estão previamente cadastradas no Intelipost, neste caso deve-se copiar o ID da transportadora no Intelipost (exemplo abaixo):

Selecionado o ID na imagem acima, agora basta colar no campo Intelipost ID da opção de entrega demostrado na imagem abaixo.

1.2.3.2. A segunda maneira é utilizada para quando uma nova transportadora é cadastrada no Intelipost e o link não é cadastrado no Mestre de acordo com o passo-a-passo acima. Esta forma de efetuar o link será explicada no Item 2.3.1.1.

2. Cotação

2.1. A cotação é feita através do Pedido Retaguarda. Após informar todos os dados relativos ao pedido (cliente, itens etc), devem ser informados os volumes que serão transportados na guia Volumes Transportados, conforme abaixo, informando o peso bruto de cada volume.

Se a guia não estiver ativa, a mesma deve ser habilitada por meio de Propriedades -> Parâmetros, e na tela de parâmetros, deve-se selecionar a guia conforme imagem.

Ao adicionar a guia, deve-se fechar e reabrir a tela de pedidos para que esta seja carregada.

2.2. Após informar os volumes, deve-se ir na guia Pagamentos e utilizar a opção Cotar Intelipost.

2.3. Na tela aberta, é necessário escolher a opção de entrega que será utilizada conforme abaixo.

2.3.1.Se alguma transportadora retornada pelo Intelipost não possuir o vínculo com uma transportadora no Mestre, ela não poderá ser utilizada no pedido.

2.3.1.1. Para criar o vínculo entre a transportadora do Intelipost com a transportadora do Mestre sem sair desta tela, a transportadora deve ser selecionada no grid, então deve usar a função Propriedades -> Referenciar opção de entrega (exemplo abaixo). É possível vincular apenas opções de entrega já cadastradas.

2.4. Após selecionada a opção de entrega, os dados do frete serão preenchidos no pedido. Os dados que serão preenchidos são:

2.4.1.Guia Pagamento: Frete.

2.4.2.Guia Principal: Transportadora, Frete e Opção de Entrega.

2.5. A partir deste momento, o pedido pode ser finalizado.

3. Criar pedido na Intelipost

3.1. Para criar um pedido na Intelipost, basta finalizar a nota fiscal criada a partir do pedido cotado.

3.2. Caso a nota fiscal não possua um pedido com cotação, haverá a opção de criar um pedido na Intelipost contanto que os dados da Transportadora, Opção de Entrega e Volumes Transportados estejam informados.

4. Consultar status da entrega

4.1. Individual

4.1.1.Na tela da nota fiscal, guia Transportador, grupo Intelipost, há duas opções: Atualizar Status e Listar histórico completo. Ambas as opções atualizarão o status do envio na nota, mas apenas a segunda opção listará um grid contendo todo o histórico do transporte.

4.2. Coletiva

4.2.1.A tela para atualizar coletivamente o status de entrega das notas fiscais é Operações -> Nota Fiscal -> Intelipost – Acompanhamento. Caso a mesma não esteja disponível, é necessário habilitá-la em Operações -> Níveis de Acesso.

4.2.2.Esta tela possui as opções Atualizar Status (atualiza o status na nota fiscal selecionada) e Atualizar Status de Todas (atualiza o status de todas as notas fiscais listadas no momento).